Arquivo do blog

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Halloween *O que você sabe a respeito?*



REDAÇÃO CENTRAL, 16 Out. 15 / 07:00 pm (ACI).- “O que o demônio faz para afastar-nos do caminho de Jesus? A tentação começa de forma sutil, mas cresce: sempre cresce. Esta cresce e contagia o outro, é transmitida e tenta ser comunitária. E, finalmente, para tranquilizar a alma, justifica-se. Cresce, contagia e se justifica”, advertiu o Papa Francisco em abril de 2014.
Próximos à noite de Halloween, celebrada a cada 31 de outubro, compartilhamos oito coisas que todo cristão deve saber acerca desta festa pagã que pouco a pouco foi difundida no mundo inteiro.
1. A origem do nome
A Solenidade de todos os Santos é comemorada no dia 1º de novembro e é celebrada na Igreja desde às vésperas. Halloween significa "All hallow's eve", palavra que provém do inglês antigo, e que significa "véspera de todos os santos".
2. As raízes celtas
No século VI a.C., os celtas do norte da Europa celebravam o fim de ano com a festa do “Samhein” (ou Samon), festividade do sol, iniciada na noite do 31 de outubro e que marcava o fim do verão e das colheitas. A respeito, eles acreditavam que naquela noite o deus da morte permitia aos mortos retornarem à terra, fomentando um ambiente de terror.
Segundo a religião celta, Site Acidigitalas almas de alguns defuntos estavam dentro de animais ferozes e podiam ser libertadas com sacrifícios de toda índole aos deuses sacrifícios, inclusive sacrifícios humanos. Uma forma de evitar a maldade dos espíritos malignos, fantasmas e outros monstros era disfarçando-se para tratar de assemelhar-se a eles e desta maneira passavam despercebidos ante seus olhares.
3. Sua mistura com o cristianismo
Quando os povos celtas foram cristianizados, nem todos renunciaram os seus costumes pagãos. Do mesmo modo, a coincidência cronológica da festa pagã de “Samhein” com a celebração de todos os Santos e a dos defuntos, comemorada no dia seguinte (2 de novembro), fez com que as crenças cristãs fossem misturadas com as antigas superstições da morte.
Através da chegada de alguns irlandeses aos Estados Unidos, introduziu-se neste país o Halloween, que chegou a ser parte do folclore popular do país. Logo, incluindo a contribuição cultural de outros migrantes, introduziu-se a crença das bruxas, fantasmas, duendes, drácula e diversos monstros. Mais tarde, esta celebração pagã foi difundida no mundo inteiro.
4. Uma das principais festas satânicas
Segundo o testemunho de algumas pessoas que praticaram o satanismo e logo se converteram ao cristianismo, o Halloween é considerada a festa mais importante para os cultos demoníacos, porque se inicia o novo ano satânico e é como uma espécie de “aniversário do diabo”. E nesta data os grupos satânicos sacrificam os jovens e especialmente as crianças, pois são os preferidos de Deus.
5. Doces ou travessuras?
No Halloween, as crianças e alguns adultos costumam se disfarçar de seres horríveis e temerários e vão de casa em casa exigindo “trick or treat” (doces ou travessuras). A crença é que se não lhes dá alguma guloseima, os visitantes farão uma maldade ao residente do lugar. Muitas pessoas acreditam que o início deste costume está na perseguição dos católicos na Inglaterra, onde suas casas eram ameaçadas.
6. Jack e a abóbora
Existe uma antiga lenda irlandesa, em que se conta de um homem chamado Jack que tinha sido tão mau em vida que supostamente não podia nem entrar no inferno por ter enganado muitas vezes o demônio. Assim, teve que permanecer na terra vagando pelos caminhos com uma lanterna, feita de um vegetal vazio com um carvão aceso.
As pessoas supersticiosas, para afugentar Jack, colocavam uma lanterna similar na janela ou à frente de sua casa. Mais adiante, quando isto se popularizou, o vegetal para fazer a lanterna passou a ser uma cabaça com buracos em forma do rosto de uma caveira ou bruxa.
7. Um grande negócio
Hollywood contribuiu à difusão do Halloween com uma série de filmes nos quais a violência gráfica e os assassinatos criam no espectador um estado mórbido de angústia e ansiedade. Estes filmes são vistos por adultos e crianças, criando nestes últimos medo e uma ideia errônea da realidade. Do mesmo modo, as máscaras, as fantasias, os doces, as maquiagens entre outros artigos são motivos para que alguns empresários fomentem o “consumo do terror” e favorecem a imitação dos costumes norte-americanos.
8. A festa à fantasia
Segundo Padre Jordi Rivero, grande apologista, celebrar uma festa à fantasia não é intrinsecamente ruim, sempre e quando se cuidar que esta não esteja contra o pudor, o respeito pelas coisas sagradas e a moral em geral.
É por esta razão que nos últimos anos cresceu a comemoração alternativa do “Holywins” (a santidade vence), que consiste em disfarçar-se do Santo ou Santa favorita e participar a noite de 31 de outubro em diversas atividades da paróquia, como Missas, vigílias, grupos de oração pelas ruas, adoração eucarística, através de cantos, músicas e danças em “chave cristã”.

54 comentários:

  1. Olá,amiga!!
    Eu nunca gostei dessa festa, porque eu via algo de ruim nessa festa.
    Essa é uma cultura que vem de fora e eu fico até uma pouco assustada quando eu vejo crianças se fantasiando de monstros horríveis!!
    Obrigada amiga por nos mostrar com mais profundidade o que significa o halloween!! Bjss!!

    Agenda dos Blogs

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do seu comentário Magda! Se puder, compartilhe! Leve isso para outras pessoas que ainda não conhecem a sua verdadeira essência.bjssss

    ResponderExcluir
  3. Oi amada! sei que não é daqui e sim de fora, para falar a verdade eu não gosto! e também não gosto destes filmes que vão passar na televisão sobre halloween , fico muito assuatada! beijinhosssssssss

    http://rubiaartes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não gosto! Fico muito chateada com essa onda de horror, tô fora! bjssss

      Excluir
  4. oi,informação nunca é demais,mas eu nunca fui fã da festa pelo simples motivo,de que acho que nada tem haver com nossa terra.Temos celebrações em setembro que sinceramente é mais divertida,mas infelizmente agora as escolas estão fazendo festa de halloween,não vejo sentido nisso.mania de brasileiro de imitar tudo lá de fora.bjus
    www.fuxikitosecia.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente, hoje meu filho chegou com uma luva cheia de pipoca em forma de mão de mostro, já lembrando desta data, meu Pai! Obrigada pela visita.bjssss Tania

      Excluir
  5. Ola querida Katia eu não gosto dessa festa.. Como a amiga Magda disse ela é muito obscura.
    Não sou contra quem aderi mas eu tenho a minha opinião a respeito.
    Ótimo post, muito esclarecedor
    Beijinhos amiga.

    www.fikesperta.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do post! Eu acho que é cada um no seu quadrado, só isso....rsrsrsrs.....tô fora mesmo! rsrsrs....bjsssssss

      Excluir
  6. Respostas
    1. Bota Eita Nissoooooooo...rsrsrsrsr....obrigada pela visita Ana.bjsssss

      Excluir
  7. hello Katia

    Eu já sabia disso do halloween por causa dos filmes e tb porque estudei inglês, antigamente me assustava muito esse feriado, mas qdo entrei p o curso de inglês e o povo brincava de doces e travessuras eu me relaxava mais.. mas eu faço muita prece e peço proteção p Deus.. adorei o post.. muito útil para as pessoas saberem como é esse feriado nos Estados Unidos e que nós brasileiros imitamos.. bjs e sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, nós brasileiros temos que nos orgulhar das coisas boas do Brasil. Isso sim, pura verdade.bjsss

      Excluir
  8. Aqui em casa eu cresci não participando desse tipo de festa, eu concordo com o comentário da Magda é uma festa muito obscura, tem quem goste e eu respeito ,ótimo post amiga gostei das informações...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Temos o direito não gostar....e cada um no seu quadrado! rs

      Excluir
  9. Nossa! Confesso que não via desta forma. Sempre achei uma tradição normal, e procuro respeitar as diferenças,e até gostava do "doces ou travessuras", mas agora, com certeza irei repensar bastante, porque de fato segundo a lenda, não parece nada saudável. Mas, assim. há quem transforme o bem no mal e vice-versa, portanto, temos que de certa forma respeitar os costumes alheios e suas tradições, bom, é o que penso. BjusLuz!

    BlØg d4 K@ss!nha GØme$

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada um no seu quadrado Kassinha, só fiz o post mostrando as raízes desta festa, que cabe cada qual decidir o que faz com essas tradições.bjssss

      Excluir
  10. Oi Katia! Se você parar para analisar o histórico da festa do Halloween, realmente é algo muito obscuro. Mas acredito que se você souber educar seus filhos, ensinar que é apenas fantasia, e deixar que se divirtam comendo uns docinhos, não há problema algum. Cresci num bairro tranquilo, e sempre sai com os vizinhos pedindo gostosuras ou travessuras, e isso foi muito saudável. Enfim, acho que nem tudo tem que ser levado tão a sério.
    Mas cada um com sua opinião, e respeito totalmente a sua.

    Beijão!

    http://www.meucadernodereceitas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aha....sim, sim....não gosto, mas não sou contra a pessoa que faz ok! Eu só estou mostrando a hiistoria sobre a festa a fundo! Como disse, cada um no seu quadrado...rsrsrs.....eu nunca brinquei disso não, mas vi muita coisa na tv e internet, uma onda, um modismo muito grande crescente no Brasil. Obrigada pela sua opinião. Fique na paz!

      Excluir
  11. Olá Katia
    Não sabia da história do halloween. Achava interessante as crianças irem de casa em casa pedir doces, mas o verdadeiro significado ... nunca tentei descobrir. Talvez também por não ser costume entre os evangélicos. Acho um absurdo quando passa as reportagens, mostrando todas aquelas caveiras ensanguentadas passeando pelas ruas da cidade. Tenho impressão que lhes falta cerebro (juízo). Concordo com o que o papa disse. Muitas vezes agimos como: "Maria vai com as outras". Podemos ser contra algumas coisas, mas o amigo faz ... e acabamos entrando na honda.
    Amei seu post!

    Ótimo final de semana para vc.
    Abraços

    Amor pelo artesanato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! É sempre bom um pouco de cultura, a gente saber o por que das coisas. Sim, vc falou bem, temos que ver tudo com senso crítico e não ir na onda sem saber o que é...rsrsrs....verdade!bjssss

      Excluir
  12. Deus que me livre de Halloween Katia, eu não sabia da história porém já sabia que não era nada que prestava. Eu sempre tive medo dessas épocas, e, de tudo que relembra terror, medo, assombração. Depois de ler seu artigo, fiquei ainda mais aterrorizado, nunca me fantasiei de nada e nem comemorei o Halloween, graças a Deus rs..
    Um beijo

    Blog do Will | Nostalgia Meme
    Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahahah....agora você me fez rir. Você como eu, temos a mesma opinião. Não gosto de nada que remete a coisas feias. Gosto de alegria, colorido, isso sim.....coisa feia que da medo tô fora, igualzinho a você....rsrsrs.....Fique na paz!

      Excluir
  13. Sua postagem teve toda minha atenção, amei tudo que vc nos explicou, acho que eu ainda não tinha lido sobre isso, ou se li me esqueci completamente rsrs, tudo que foi dito aqui, principalmente pra nós cristãos temos muito que ter cuidado com as modinhas ditas pela mídia e pelo mundo todo, as vezes nos deixamos ser levados por isso, e deixamos as maldições entrar em nossas casas, e consequentemente ter situações que lá na frente não entendemos, e dizemos a frase: "mas pq comigo" "pq está acontecendo essas coisas" enfim, antes de tudo é bom nos certificarmos sobre o que se trata aquele custume e certas celebrações, amei seu post. bjs

    ResponderExcluir
  14. Nossa adorei, algumas coisas eu nao sabia. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não sabia. Sempre é bom a gente aprender mais um pouquinho não é? Obrigada pela visita.bjsss

      Excluir
  15. Oi Katia
    Nunca comemorei essa data , mesmo porque náo vejo o que comemorar .Eu vivi nos EUA e por lá isso é bem comemorado juntamente com a festa de ação de graças que são as festas mais digamos importantes pra eles.Como cristã passo essa informação aos meus filhos , nunca deixei eles participarem dessa comemoração na escola ( assim como o carnaval ) eu tambem fiz uma postagem em meu blog a respeito do assunto a algum tempo , isso é muito sério , depois queremos saber o motivo pelo qual nossos filhos andem tão incomodados , muitas vezes culpando outros , quando na verdade nao discernimos nossas ações no decorrer do tempo. Temos que estar alertas , muita das vezes o que parece inofensivo ,pode fazer um estrago sem sem conserto.
    Beijocas
    Deus abençõe

    Se quiser passar por la e ler a postagem http://www.tudoprojetadopordeus.blogspot.co.uk/2012/10/mais-do-que-uma-festa-nfantil.html

    ResponderExcluir
  16. Ótimas informações para serem compartilhadas! Obrigada por compartilhar mais histórias e informações... Já tinha ouvido falar sobre essa ligação com o outro lado que ocorre no halloween, tantos filmes tb mostram isso... deixam as verdades "seminuas"... tb não gosto do Carnaval... rs! Beijos
    Blog Ana Laura Artes

    ResponderExcluir
  17. Nunca gostei desta comemoração,sempre achei assustador tudo que faz parte do Halloween! Parabéns pela postagem nos esclarecendo.Lindo Domingo para você.Bjsss!! http://wwwmazeblogspotcom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Não comemoro essa festa por não fazer parte de minha cultura, mas digo infelizmente que tudo se originou em como a igreja da idade media interpretou uma simples lembrança a parentes mortos no fim do ano céltico, como esta não entendia deduziu que os mortos eram cultuados e assim foi introduzido a origem dos dia das bruxas assimilando o pecado a todas as outras culturais contrarias a ela no medievo, dando vida a todo esse entendimento popular. Infelizmente!
    ✡✡Blog Com Mãos de seda ✡✡
    ✡✡Fan Page do Blog✡✡
    ✡✡Dia das bruxas✡✡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não querida, fica difícil um dia na tv e na internet só vendo coisa feia.bjssss

      Excluir
  19. É também como cristã, conheço essa origem do Halloween não faz parte também da minha cultura mas você esclareceu mais algumas informações para foi ótima sua postagem bjs
    PEDACINOHS DE RETALHOS

    ResponderExcluir
  20. Quando eu era criança amava essa festa. Hoje eu sou evangelica e não gosto mais pois agora eu sei o verdadeiro significado. É sempre bom falamos a verdade mesmo que muitos não quer da ouvido.Deus te abençoe bjss

    ResponderExcluir
  21. Muito bom esse post!!
    Existem muitas coisas que estam no oculto, mascaradas e como é bom se existissem mais pessoas que esclarecessem temas como esses!!
    Temos que procurar saber das origens, significados antes de participar, ou, pior, colocar nossos filhos!!

    Bjos
    http://www.biakabral.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Tem uma palavra que é bíblica não é? Conheça a verdade e ela vos libertará! A gente tem que buscar saber realmente.bjssss

      Excluir
  22. adorei postagem oque gosto mesmo resumindo tudo sao os filmes de Halloween srsrrsrs
    mas todo o conteudo me atrai li tudinho e adorei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tem gente que gosta muito mesmo de filmes de terror, eu mesmo era uma curiosa e gostava de ver.....hoje não mais.bjssss

      Excluir
  23. Eu amo Halloween! filmes e tudo! Eu conhecia a Historia!
    antigamente
    poderia ser algo ruim mais hoje é divertido!
    eu acho que a maldade esta na cabeça das pessoas.
    Bjúús

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela sua visita. É, tem muitas pessoas se divertindo com o tema.bjsssss

      Excluir
  24. Eu adoro as festas de Halloween, as crianças aqui na minha cidade tem costume de pedir doces e as escolas de ingles fazem festa, agora eu não gosto de filmes me sinto mal, adorei sua postagem...
    Bjuss e uma otima semana pra vc...

    Meu Cantinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Adelaide! Aqui na minha cidade eu nunca vi nada parecido. Que bom que gostou da postagem.bjsss

      Excluir
  25. Oi amiga,muito bom o seu post,e corajoso. Poucas pessoas tem coragem de esclarecer que é uma festa satânica.
    Nunca gostei,e sempre nesse dia acontecem muitas coisas ruins.
    Nem filme de terror eu assisto,obra do maligno pura.
    Parabéns pelo post.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  26. Já ouvi muitos fatos sobre o halloween, inclusive todos os que você citou, com exceção do envolvimento com o cristianismo, esse não sabia mesmo, a cada ano descubro coisas novas.

    Bjs Plumas e Paetês

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei do seu comentário. Saber que as informações acrescentaram ainda mais o seu conhecimento sobre o assunto.bjssss

      Excluir
  27. Amiga amei seu post, eu nao gosto dessa festa e nem deixo minha filha se fantasiar pra isso, não gosto nenhum um pouco. amei seu post esclarecendo tudo bjs

    ResponderExcluir
  28. Eita, muito bom esse atigo, gosto muito desse blog

    ResponderExcluir

Que Felicidade você por aqui! Sua participação é muito importante ao deixar um comentário. Quem tiver link de blog ou qualquer outro contato, eu autorizo deixar abaixo de sua mensagem.Bjssss